Vamos Pensar Positivo?

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Pensamento. Então, porque não pensar positivo?!

Esta questão do “pensamento positivo” é discutível. Irrita algumas pessoas. Nunca sentiram?

Há quem coloque esta questão como uma cena de magia. Pensa-se positivo e Puff, já está.

Pois… a mim este tipo de conversa também me aborrece. Um bocadinho. Colocada assim, levianamente. Parece daquele tipo de conversa que vem sempre acompanhada de “palmadinha nas costas”…

O pensamento é algo mágico sim. Deslumbrante. E os pensamentos são desafiadores. Por vezes, até parecem que têm vida própria. Teimam em não nos largar. E isso até é bom quando são inspiradores e construtivos. Outras vezes, é melhor ficarem fechadinhos na caixinha. Não vá alguém os ver…

Mas o bom mesmo é que temos sempre a capacidade de mudar o foco dos nossos pensamentos. E isso sim, é mesmo muito bom. É pena muitos não o saberem. Ainda não o saberem…

Espinosa, um dos grandes pensadores do Séc. XVII que eu admiro, percebeu e defendeu que existe uma relação direta entre o que pensamos e a felicidade individual e coletiva.

Pensar positivo parece, assim, ser o motor para a nossa felicidade, de cada um e de todos… no entanto, Espinosa conseguiu demonstrar que o que pensamos, positivo, negativo ou assim-assim, é só uma parte da história.

Qualquer pensamento é primeiramente desencadeado por uma emoção.
Então, a solução para tornarmos a nossa vida mais entusiasmante e sermos mais felizes não é carregarmos num qualquer botão para começarmos a disparar pensamentos positivos por aí fora, à velocidade que levamos as tais palmadinhas nas costas…

Pensar positivo… Como fazê-lo? Isto ainda é muito discutível. Ainda, nos dias de hoje. O que é interessante. Mas eu estou com Espinosa.

Como pensar positivo? Criando emoções positivas…

E como criar emoções positivas?!
Isso é uma resposta para cada um responder.
Eu aposto na Arte. Arte e Movimento. Movimento e Natureza.
Eu aposto nos Sentidos. Em todos os sentidos. E eles são muitos. Mas isto também é muito discutível. Ainda… o que é interessante.

E você? O que está a pensar agora?
Emocione-se. Sinta. E, sim, Pense Positivo.

Autor: Paula Jorge

Life & Executive Master Coach, Consultora & Formadora em Desenvolvimento Humano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *